Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 62 9116-2889

Encontre o que deseja

    Saúde

Surto de diarreia aguda atinge mais de 180 cidades em Goiás

Entre os municípios estão: Alto Horizonte, Campinorte, Campinaçu, Mara Rosa, Montividiu do Norte e Novo Planalto.

Publicada em 19/09/24 as 15:25h por RÁDIO MUNDO LIVRE 87.9 - 12 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), mostra que pelo menos 186 cidades goianas estão com surto de diarreia aguda. De acordo com a secretaria, mais de 217 mil casos foram notificados no estado esse ano, sendo mais de 57 mil só no mês de agosto.

A quantidade de cidades com o surto foi informada pela SES na terça-feira (17). A secretaria explicou que é considerado surto quando há dois ou mais casos da diarreia aguda com relação de localização e tempo. Disse ainda que as principais causas identificadas são o rotavírus e o norovírus.

A SES também informou que segue monitorando os municípios e auxiliando nas ações de controle. Além disso, a secretaria alertou que é esperado o aumento de casos de diarreia aguda em todo o país nos meses de agosto e setembro e que o número de casos acima do limite "representa uma realidade em todo o país". Em Goiás, os casos começaram a ser identificados no mês de junho em Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás.

Entenda a diarreia aguda

 

Ao Portal Serra Azul, a geriatra Flavia Azevedo, detalhou os principais riscos de contaminação e sintomas da doença.  

“Aumentou muito o número de casos de diarreia aguda, o principal fator etiológico é o rotavírus, que causa ao paciente aquela diarreia súbita, mal-estar, fraqueza e dor no corpo. A higienização é externamente importante nesse momento,” detalhou.

Em relação ao tratamento, a médica explicou que depende do agente causador e de cada paciente, mas que no geral, a higienização dos alimentos, maior consumo de água e soros caseiros e evitar comidas pesadas.

 

Estrela do Norte, Minaçu, Mutunópolis, Santa Tereza de Goiás, São Miguel do Araguaia, Uruaçu, Porangatu e Niquelândia estão entre os municípios que tem apresentado redução no número de casos.

 

 FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): A higienização das mãos é uma das principais recomendações para evitar a contaminação de diarreia — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 62 9116-2889

Visitas: 31162 | Usuários Online: 10

A CAÇULINHA DO NORTE GOIANO tocando mais sucessos tocando mais você - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!