Após a participação das candidatas Vanuza Valadares (União Brasil) e Glaucia Melo (PSDB) na sabatina realizada nesta quinta-feira (19), a Rede Serra Azul segue com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Porangatu. Hoje (20), será a vez de José Uilton (PT) e Gustavo Dourado (PL) apresentarem suas propostas para o município.
A sabatina ocorrerá logo após a propaganda eleitoral do rádio, com início às 12h10 e será iniciada com o candidato petista, José Uilton, conforme sorteio realizado na emissora. As entrevistas serão transmitidas ao vivo pela TV Serra Azul (Canal 23.1), pela Rádio Nova Era FM, e também pelo YouTube da Rede Serra Azul.
O evento visa proporcionar um espaço de diálogo para que os candidatos apresentem seus planos e soluções para as áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
Quem é José Uilton
José Uilton, de 53 anos, é bancário há 38 anos em um banco público, aprovado por concurso. Ele já exerceu mandatos como vereador em Porangatu e foi presidente da Câmara Municipal. Esta é sua terceira candidatura a prefeito da cidade, além de já ter concorrido ao cargo de vice-prefeito e deputado estadual.
Com um histórico de luta sindical, José Uilton foi diretor dos sindicatos bancários de Brasília por dois mandatos, além de dirigente da Federação dos Trabalhadores de Empresas de Crédito da Região Centro-Norte (Fetec Centro-Norte), que envolve oito estados.
Ele também atuou como dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e presidiu o Partido dos Trabalhadores (PT) local. Nascido e criado em Porangatu, José Uilton é filho de Abadie Pereira de Oliveira e casado com Romilda.
Quem é Gustavo Dourado
Gustavo Dourado, de 52 anos, é médico veterinário formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) , além de pecuarista e administrador do Grupo Mata Matinha. Ele também possui uma forte ligação com o setor agropecuário, já que foi presidente do Sindicato Rural de Porangatu e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Além disso, foi diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás. Neto de Misael de Castro Dourado, um dos pioneiros de Porangatu, Gustavo traz uma trajetória de engajamento com o desenvolvimento rural e com as necessidades do campo.
Regras Sabatinas
As sabatinas seguem regras rigorosas estabelecidas pela Rede Serra Azul, em conformidade com a legislação brasileira. Cada candidato terá 20 minutos de entrevista, conduzida pela jornalista Deivianne Jhasper, e será proibido o uso de provocações, insultos ou linguagem ofensiva.
As entrevistas focarão em quatro eixos temáticos: saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Caso haja menção difamatória a outro candidato, o direito de resposta será garantido. As gravações das sabatinas só serão permitidas pela equipe oficial da Rede Serra Azul e será disponibilizado o link de transmissão aos representantes de cada candidato.