A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou redução de acidentes, mortos e feridos durante a operação de carnaval que foi iniciada na última sexta-feira (09) e foi encerrada nesta quarta-feira (14). Nos últimos dias, foi registrado movimento intenso de veículos nas rodovias federais que cortam o estado de Goiás, período que também foi marcado por muita chuva.
Este ano, foram registrados 35 acidentes que resultaram como consequências uma morte e 42 feridos. Já no carnaval passado foram registrados 37 acidentes que tiveram como resultado, 54 feridos e 04 mortes. Os dados mostram uma redução no número de mortos e feridos. Em 2024, 86 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool.
Os esforços da Operação foram voltados para segurança viária, buscando a diminuição da violência no trânsito, com foco nas fiscalizações voltadas ao combate de condutas de risco, como alcoolemia, ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança e dispositivos de retenção no caso de crianças, além de incremento do efetivo e viaturas em ronda durante todo o feriado em pontos estratégicos do estado.
Fiscalização:
Durante o feriado, a polícia fez 2.564 autuações de trânsito diversas, 657 veículos foram flagrados realizando ultrapassagens proibidas, 446 pessoas foram flagradas sem usar o cinto de segurança, 3.570 veículos foram flagrados acima da velocidade máxima permitida e 46 crianças não utilizavam dispositivos de retenção adequado.
Além das fiscalizações, a PRF realizou ações de educação para o trânsito, como palestras, vídeos e orientações de segurança, visando conscientização da população, ações de prevenção e repressão no combate à importunação sexual em veículos de transporte de passageiros.