Faleceu na tarde desta terça-feira (10), em decorrência de uma parada cardiorrespiratória o escritor, farmacêutico, pesquisador e ex-prefeito de Porangatu, João Gonçalves dos Reis, aos 97 anos, no Hospital Edmundo Fernandes em Uruaçu, no norte de Goiás.
O político estava internado há 14 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele precisaria passar por uma cirurgia delicada para a troca do marcapasso.
João Gonçalves deixa a esposa Edeltes Gomides, com quem foi casado durante 69 anos, e os filhos Eduardo Antônio Gonçalves dos Reis, Luiz Sergio Gonçalves dos Reis, Dayse Yare Gonçalves dos Reis e Carlos Rosemberg Gonçalves dos Reis, proprietário da Rede Serra Azul.
Despedida
O velório acontecerá no Sindicato Rural de Porangatu, nesta quarta-feira (11), a partir das 6h. Todas as celebrações serão realizadas no local. O enterro está marcado para as 16h, no cemitério local Divino Espírito Santos.
A infância
João Gonçalves, nasceu na fazenda Serra de Campo (antigo Arraial do Descoberto), hoje Porangatu - Goiás, no dia 27 de março de 1927.
Durante a infância auxiliava seus pais nos afazeres domésticos e também na lida da fazenda. Devido as dificuldades do acesso a educação, o menino foi entregue para uma tia que morava no Descoberto da Piedade, onde começou a estudar dm casa com um professor particular que era especialista em alfabetização e posteriormente na Escola Masculina que funcionava dentro da Igreja Nossa Senhora da Piedade (velha igreja matriz de Porangatu).
Maior político da história de Porangatu
O ingresso de sua vida política partiu de incentivo do médico Dr. José Maria de Freitas e seu primeiro mandato foi de vice-prefeito na chapa do 5º prefeito eleito de Porangatu, Pedro Teixeira Filho (1966-1970).
João Gonçalves foi prefeito por duas vezes, o primeiro mandato, 6º prefeito eleito no período (1970-1973). Em 1981, o político retorna às disputas eleitorais em 1981 indo para seu segundo mandato, sendo o 8º prefeito eleito (1982-1988), tendo como vice-prefeito seu primo Bernardino da Rocha Santiago.
João Gonçalves dos Reis é o maior líder político da história de Porangatu. Ao todo foram treze campanhas municipais vitoriosas, o que soma mais de meio século de domínio na administração pública porangatuense.
Um grande visionário
A participação na vida social e cultural da cidade foi constante durante toda a vida de João Gonçalves, ele participou da fundação de entidades importantes como: Sindicato Rural de Porangatu, Rotary Clube de Porangatu, Associação dos Municípios do Norte Goiano e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (ACIAP).
Político, escritor e pesquisador
Além da vida política, João Gonçalves foi um grande pesquisador e escritor porangatuense. Sua grande obra literária é o livro "Descoberto da Piedade", que foi lançado no dia 02 de junho de 2017 no Centro Cultural de Porangatu.
A obra prefaciada pelo filho Dr. Carlos Rosemberg, relata de forma autêntica a história de Porangatu no decorrer de 169 páginas. Com todo seu conhecimento, João Gonçalves repassa informações dos primórdios do Descoberto da Piedade até os dias atuais.