A fé e a devoção tomaram conta de Porangatu nos últimos dias, com as celebrações em honra a Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade. A novena começou no dia 6/9, e se encerra no próximo domingo (15), com o ápice das festividades.
O momento conta com uma programação repleta de eventos religiosos e culturais, que reúne devotos de todos os cantos do município. As celebrações iniciam às 5h40 da manhã com uma caminhada e a missa nas famílias. Em seguida, às 18h30, a tradicional reza do terço e às 19h30, a santa missa na Igreja Matriz, no centro de Porangatu.
No próximo domingo, dia 15, as celebrações terão início às 06h da manhã, com a missa na Igreja Velha Matriz, em comemoração a padroeira e em homenagem ao sétimo dia da morte do senhor João Gonçalves dos Reis, ex-prefeito de Porangatu e devoto de Nossa Senhora da Piedade e do Divino Pai Eterno.
E anoite às 19:30, missa na Igreja Matriz, com coroação a Nossa Senhora e festejo após a celebração.
Padroeira de Porangatu
A devoção a Nossa Senhora da Piedade veio de Portugal e chegou ao brasil no século 18, fixando-se em minas Gerais, logo depois se espalhou por todo país.
Em Porangatu, a imagem chegou após um milagre que um estrangeiro recebeu em um garimpo.
A imagem original, foi enviada a Porangatu em 1716 e fica aos cuidados da família da Dona Conducha, que mora no centro histórico de Porangatu.
Confira os detalhes na reportagem: