
A Semana do MEI na Regional Norte do Sebrae Goiás apresentou um desafio inovador para empreendedores, além de oferecer muitas atividades e capacitações. Em Porangatu, na noite da última quarta-feira (22), na sede da parceira Aciap, o Sebrae lançou um desafio àqueles em buscam sucesso nos negócios. Primeiro os comerciantes expuseram suas dificuldades na hora de empreender, depois foram convidados a organizar, controlar e impulsionar o crescimento das empresas por meio de um plano de ação de 30 dias para obter mais clareza sobre a saúde financeira do empreendimento.
Ewerton Filho, analista do Sebrae, falou sobre a relevância dos controles da empresa (Foto Deivianne Jhasper)
“Tudo começa com os controles financeiros, que é poder anotar tudo que você compra, tudo que você vende e categorizar isso. Se puder automatizar em uma planilha ou até um sistema, é a melhor forma, pois você ganha tempo e deixa aquele trabalho manual muito mais divertido e mais rápido”, explicou o analista do Sebrae Ewerton Filho.
A contadora e consultora em finanças e pessoas do Sebrae Raylane Guimarães ministrou a palestra e explorou ferramentas e estratégias essenciais para otimizar a gestão financeira dos negócios. Ela também fez um alerta aos comerciantes sobre a importância de separar a conta bancária de pessoa física da conta jurídica.
“Até para você cumprir a legislação, é importante que o empresário, ainda que seja um microempreendedor individual, deve ter a conta física separada da conta jurídica para poder cumprir todas as obrigações fiscais e não misturar o patrimônio. Às vezes, até proteger o seu patrimônio pessoal e também para que a empresa tenha um crescimento sustentável, não retirando um pró-labore maior do que a empresa possa pagar”, esclareceu a contadora.
A consultora em finanças e pessoas Raylane Guimarães ministrou palestra voltada a aspectos da gestão financeira (Foto Deivianne Jhasper)
A professora aposentada Escia Boaventura esteve bastante empolgada com o evento, pois sabe que essa foi mais uma oportunidade de adquirir conhecimento por meio do Sebrae. Há quatro anos, ela se aposentou e decidiu se dedicar a um novo projeto, com as vendas de pão de queijo, biscoitos e salgados. A Casa do Pão de Queijo surgiu de uma conversa em família e dessa forma ela percebeu que poderia lucrar e ter uma renda a mais. Hoje, a comerciante é a única representante de vendas da empresa Pra Você Alimentos Congelados. Os produtos são fabricados pela prima dela, de quem é sócia.
Com o apoio do Sebrae, ela comemora hoje uma conquista, deixou de ser MEI para ser microempresa. “Eu acho que antes de tudo, é você gostar de gente, é você gostar de estar no meio das pessoas. Eu amo o que faço, amo os produtos que eu vendo e falo isso com alegria”, comemorou.
A empreendedora Escia Boaventura é assídua cliente do Sebrae e vê sua empresa crescer (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)
