Alunos da rede municipal de ensino de Porangatu amanheceram sem aula nesta quinta-feira (18). O motivo foi a paralisação realizada pelos professores da cidade, que reivindicam o reajuste do piso salarial e a recomposição salarial de quase 31% referente aos anos de 2022 e 2023.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego), todas as unidades educacionais do município, como escolas, creches e centros de educação infantil, aderiram a mobilização.
A categoria alega que a decisão de suspender as atividades no Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial é um reflexo da falta de soluções para problemas graves enfrentados pelos trabalhadores da educação.
“Para fazer nossos direitos valer a pena nos sairemos da sala de aula, porque não há outro meio de conseguir isso, infelizmente. Mas nós não saímos da sala de aula deixando os alunos sem nada! Hoje eles (os alunos) estão em casa fazendo todas as atividades. Nós não somos negligentes com o nosso serviço”, disse uma professora.
O professor e presidente do Sintego, Sebastião Júnior, ressaltou que além das questões salariais a falta de infraestrutura nas unidades de ensino tem sido um desafio a mais. “Hoje as nossas escolas contam com uma infraestrutura precária, mesmo com a fala da atual gestão que tem aplicado na reforma e ampliação de várias escolas. Mas reforma e amplia de maneira a maquiar o problema por fora”, disse Sebastião Júnior.
À Rede Serra Azul, a Secretaria Municipal de Educação informou que reconhece a importância da luta nacional pelo piso salarial dos profissionais da educação e reafirmar seu compromisso inabalável com a categoria. E que ao longo da gestão, realizou o pagamento de uma demanda de progressões salariais, incluindo aquelas que estavam em atraso há mais de dez anos.
Em nota, a pasta informou ainda que um segundo lote está programado para ser pago na folha de maio e que todas as ações realizadas até o momento têm sido executadas dentro dos limites financeiros do município. - Leia nota na íntegra no final do texto.
A Prefeitura de Porangatu, por meio da Secretaria de Educação, vem por meio desta nota reafirmar seu compromisso inabalável com a valorização dos profissionais da educação, reconhecendo a importância da luta nacional pelo piso salarial desses profissionais.
Em consonância com esse compromisso, a administração municipal tem empenhado esforços significativos para garantir a valorização e reconhecimento dos educadores do município. A prefeitura, ao longo da gestão, realizou o pagamento de uma demanda de progressões salariais, incluindo aquelas que estavam em atraso há mais de dez anos. Além disso, um segundo lote está programado para ser pago na folha de maio, demonstrando o compromisso contínuo com a valorização dos profissionais da educação.
Todas as ações realizadas até o momento têm sido executadas dentro dos limites financeiros do município, refletindo a responsabilidade e compromisso da administração com a gestão dos recursos públicos. Além disso, a Prefeitura tem dedicado esforços para estudar propostas que visam atender um número cada vez maior de profissionais da educação, assegurando que todos se sintam valorizados e reconhecidos.
A Prefeitura de Porangatu reitera seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e agradece a dedicação e empenho de cada um deles no importante trabalho que realizam em prol da educação do município.