Quando Vanessa Carneiro descobriu que o filho possuía Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ele já estava com oito anos de idade e indo para o terceiro ano do ensino fundamental. Até então a família não compreendia ao certo por que o filho tinha problemas com a leitura e comportamento diferente de outras crianças da mesma idade.
“Infelizmente a gente teve que mudar de uma escola particular que não tinha apoio, para rede pública que tem total apoio. Ele tem uma professora de suporte que fica do lado dele, mais a professora que dá aula no geral e (atendimento com a) psicopedagoga que ele tem uma vez por semana, por 50 minutos”, relatou.
Francivania Nunes, mãe do Vitor, é professora mas deixou de trabalhar há quatro anos para se dedicar a cuidar do filho que recebeu o diagnóstico de autismo com dois anos de idade. “Primeiro lugar foi saber o que é o autismo. A gente precisa estudar e entender todas as características do autismo para trabalhar de forma que a criança se sinta acolhida e aprenda, porque todos eles são capazes de aprender”, disse.
Para sanar dificuldades relacionadas à falta de profissionais e especialistas a pessoas com autismo, a Clínica Recriar em Porangatu promoveu uma manhã inteira de atendimentos com psicólogo, fisioterapeuta e psicopedagogos (vídeo abaixo). Quem foi, pode brincar, comer algodão doce, pipoca e ainda passou por avaliações importantíssimos para o tratamento do autismo.
“Eu entendo que a gente precisa tirar esse preconceito que vem sendo criado sobre o autismo, até mesmo dos pais. Nesse momento, a gente consegue trazer o momento de conscientização, onde a gente inclui as crianças nas brincadeiras e em todos os processos e é muito importante porque as crianças e os pais se sentem acolhidos”, afirmou Brenner Araújo, proprietário da clínica e terapeuta ocupacional.
A fisioterapeuta Brenda Castro explicou que é fundamental trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora para melhorar a socialização da criança. Francivania ainda destaca que depois que a clínica recriar foi aberta facilitou muito a vida do filho.
O que é o autismo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico e causa dificuldades na interação social, na comunicação e no comportamento, em diferentes níveis. Dados do Center for Disease Control and Prevention (CDC) apontam que o TEA atinge até 2% da população mundial e, no Brasil, estima-se que existam 2 milhões de pessoas com autismo.