Após fugir do hospital municipal, um homem de 43 anos diagnosticado com hanseníase foi preso na manhã desta terça-feira (16), em Porangatu, suspeito de tentar transmitir a doença, altamente contagiosa, para assustar a população porangatuense. Preso por dezenas de vezes, ele é acusado de violação de domicílio, ameaça e crime de dano.
A prisão ocorreu depois que o indivíduo foi flagrado passando o corpo em portas de residências e em objetos de estabelecimentos comerciais. Em um vídeo, ele aparece jogando sacolas de lixo no chão. Em outro momento, no início do mês de janeiro, o homem quebra o retrovisor de um carro.
Internado várias vezes
O indivíduo foi internado diversas vezes e se recusa a seguir com o tratamento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde que acionou a justiça para intervir ao caso. Em dezembro ele permaneceu internado por aproximadamente 15 dias e naquela ocasião também fugiu da unidade. Conforme laudos médicos, além da hanseníase, o homem possui transtornos mentais.
No início do mês, o paciente foi encaminhado para o Hospital do Centro Norte Goiano (HCN) em Uruaçu, onde ficou internado por uma semana e passou por avaliação com um infectologista e com um psiquiátrico, que atestou que naquele momento ele não estaria em surto, sendo portanto, liberado pelo hospital na última sexta-feira (12).
Já em Porangatu, ele teria causado mais medo e transtornos à população. Conforme explicou o secretário municipal de saúde, Geraldo Santa Rita, em um vídeo publicado no último domingo (14), o paciente foi medicado e, dessa forma a doença teria sido bloqueada, não correndo o risco de transmissão.
O homem foi encaminhado para a delegacia, onde está à disposição da justiça.