A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) deu início, na última segunda-feira (11/1), à campanha de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede estadual de ensino. O período de solicitação de vagas já está aberto e seguirá até o dia 1º de dezembro para alunos novatos.
Os interessados devem acessar o site oficial, www.matricula.go.gov.br, preencher o formulário de inscrição e escolher até três unidades de ensino como opções para concorrer à vaga. As vagas são destinadas aos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Uma das principais novidades para 2025 é a ampliação da oferta de vagas para a educação em tempo integral, com a adição de 15 mil novas vagas, além do aumento de 25 mil vagas no ensino técnico profissionalizante.
"Nós temos várias modalidades de ensino, como, por exemplo, o ensino a distância, através do Goiás Tech, a EJA para adultos que precisam estudar em um tempo menor, além do ensino regular, o ensino militar e as escolas de tempo integral" reforçou o coordenador regional de educação de Porangatu, Ângelo Marcos.
Renovação de matrícula para veteranos
Para os alunos veteranos, a renovação da matrícula deve ser feita diretamente na escola em que o estudante está matriculado. Já os novos alunos precisam fornecer as seguintes informações para realizar a solicitação de vaga:
Infraestrutura e benefícios para os alunos
A rede estadual de ensino oferece escolas com turnos matutino, vespertino e noturno. Todas as unidades passaram por reformas e estão equipadas com lousas digitais e laboratórios móveis de informática. Além disso, os alunos matriculados recebem gratuitamente uniformes, tênis, mochilas, cadernos e kits de materiais escolares. A partir de 2025, os estudantes do 2º ano do ensino médio também receberão Chromebooks, assim como os alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
Como incentivo, os estudantes do 9º ano e das três séries do ensino médio recebem o Cartão Bolsa Estudo, que concede um repasse mensal de R$ 111,92 (divididos em dez parcelas anuais). Para receber o benefício, é necessário manter, no mínimo, 75% de frequência e média bimestral de 6,0 nas atividades escolares.