Pedidos de isenção para o Enem 2024 devem ser feitos até 26 de abril. Na imagem, parcitipante acessa página do Enem — Foto: Divulgação/Depositphotos/G1 (Foto: )
Termina hoje, sexta-feira (26), o prazo para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem a isenção da taxa de pagamento da prova.
Na edição de 2023, assim como em anos anteriores, a taxa foi no valor de R$ 85. Neste ano, até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE), ainda não publicou o edital da prova, por isso não é possível saber quanto será cobrado para aquelas que não conseguirem a gratuidade.
Para solicitar a isenção, basta acessar a na Página do Participante, (enem.inep.gov.br/participante), com login único do gov.br.
Tem direto a isenção:
- Todos os estudantes de escola pública que estão cursando a 3º sério de ensino médio no ano de 2024.
- Estudantes que fizeram todo ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. - E necessário que elas tenham registro no Cadastro Único para programas socias do Governo Federal (CadÚnico).;
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.
Dúvidas
- Quem obteve isenção no pagamento em 2023 e perdeu as provas precisa justificar ausência caso deseje isenção em 2024. Para isso é necessário entrar na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico que comprove que o candidato estava doente no dia da prova ou um boletim de ocorrência que prove algum imprevisto, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção.
- Os resultados da isenção e também da justificativa de ausência saem no dia 13 de maio. Caso seja negado é possível entra com recuso até o dia 17 de maio.
- Isentos ou não, todos os participantes, deverão fazer a inscrição no Enem 2024, no período que ainda será divulgado pelo Inep.